Carreiras - Agropecuária




Açúcar e Álcool

O técnico em açúcar e álcool é o elemento de ligação entre o engenheiro químico, ou de alimentos, e os operadores de máquinas, sendo o supervisor do trabalho destes últimos. O técnico em açúcar e álcool, deve conhecer profundamente todas as fases do processo de fabricação de açúcar e do álcool e as características de funcionamento das máquinas, para que possa intervir imediatamente e com segurança quando houver alguma alteração no processo. O técnico em açúcar e álcool poderá desenvolver suas funções em diferentes setores básicos da atividade açucareiro-alcooleiro e como campo de atuação, o profissional tem as usinas de açúcar e destilarias.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Pecuária

O técnico em pecuária é o responsável pela criação, reprodução, defesa sanitária e saúde dos animais que fornecem alimentos e produtos para consumo. Seleciona os alimentos adequados para o sistema de engorda dos animais, preparando pastagem; estuda as possibilidades de melhoria da raça; cuida da conservação e industrialização dos produtos cárneos. Geralmente atua em propriedades pecuárias particulares, coletivas ou públicas e em empresas que prestam serviços à pecuária. Pode, ainda, dedicar-se ao comércio de animais, produtos e sub-produtos relacionados à pecuária.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Produção Agropecuária

» Saiba onde esse curso é oferecido

Produção e Comercialização de Café

» Saiba onde esse curso é oferecido

Agropecuária - Integrado ao Ensino Médio

O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA é o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários e agroindustriais, em suas diversas etapas e atividades, supervisionando a produção agropecuária. Administra empresas rurais e promove a industrialização e a comercialização de produtos agropecuários. Experimenta, testa, desenvolve e melhora métodos e tecnologias de produção sustentável. Executa pesquisas e análises laboratoriais. Presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, a comercialização e a biosseguridade do setor. Promove diferentes formas de organização social, extensão e capacitação rural e o desenvolvimento da visão de sustentabilidade da produção agropecuária.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Agropecuária

O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA forma o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários e agroindustriais, em suas diversas etapas e atividades, supervisionando a produção agropecuária. Administra empresas rurais e promove a industrialização e a comercialização de produtos agropecuários. Experimenta, testa, desenvolve e melhora métodos e tecnologias de produção sustentável. Executa pesquisas e análises laboratoriais. Presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, a comercialização e a biosseguridade do setor. Promove diferentes formas de organização social, extensão e capacitação rural e o desenvolvimento da visão de sustentabilidade da produção agropecuária.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Florestas

O TÉCNICO EM FLORESTAS é o profissional que atua na produção de mudas florestais, na extração e no beneficiamento da madeira. Executa os processos de produção, de manejo sustentável e de industrialização dos recursos de origem florestal. Orienta a prática florestal de menor impacto ambiental. Inventaria florestas. Administra unidades de conservação e de produção florestal. Atua na preservação e na conservação ambiental de projetos florestais. Fiscaliza e monitora fauna e flora silvestres.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Zootecnia

» Saiba onde esse curso é oferecido

Cafeicultura

O TÉCNICO EM CAFEICULTURA é o profissional que participa do planejamento, executa e monitora os processos de implantação e manejo da cultura de café. Gerencia a colheita e o processamento da pós-colheita. Colabora nos processos de comercialização e acompanhamento do mercado do café. Auxilia na implantação e no acompanhamento dos sistemas de controle de qualidade. Trabalha de acordo com as normas de segurança, de saúde, bem como com as normas ambientais. Atua em atividades de assistência técnica, extensão rural e formas de organização social.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Agroecologia

O TÉCNICO EM AGROECOLOGIA é o profissional que atua em sistemas de produção agropecuária e extrativista, fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Desenvolve ações integradas, unindo a preservação e a conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos. Atua nas atividades de preservação dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora silvestre. Orienta sobre o controle natural e biológico dos insetos, doenças e plantas espontâneas. Realiza atividades de educação ambiental. Promove a integração e a organização social. Participa de ações integradas de agricultura familiar considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos. Utiliza técnicas e tecnologias de conservação e armazenamento da matéria-prima e de produtos processados e provenientes de agricultura de base ecológica.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Agronegócio

O TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO é o profissional que aplica técnicas de gestão e de comercialização que visam o aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. Identifica os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário. Avalia custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Auxilia a organização e execução de atividades de gestão do negócio rural, inclusive empreendimentos da agricultura familiar. Participa de sistemas de gestão ambiental e de promoção do desenvolvimento tecnológico e social, visando à qualidade e à sustentabilidade do empreendimento. Orienta produtores e trabalhadores rurais na organização de associações e cooperativas.

» Saiba onde esse curso é oferecido

Mecanização Agrícola

O TÉCNICO EM MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA é o profissional que executa o planejamento e o uso sistêmico de máquinas (veículos agrícolas), implementos, equipamentos (sistemas de controle) e frota automotiva, bem como participa da elaboração e execução de seus planos de manutenção e operação. Atua no monitoramento de desempenho operacional e no gerenciamento de operações agrícolas mecanizadas e na logística de colheita e transporte da produção. Atua na execução dos processos de produção. Elabora documentação. Atua na assistência técnica e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho, de trânsito e movimentação de cargas e preservação ambiental.

» Saiba onde esse curso é oferecido
ver agenda completa




fechar
Cadastre-se para receber nossas novidades
 Nome
 E-mail
Cadastrar